quarta-feira, 31 de outubro de 2012

US $ 600 milhões ação movida contra os fabricantes de "Grand Theft Auto"


Por Mark Hoerrner

Jack Thompson é o "go-to" advogado quando se trata de violência nos jogos de vídeo. Representando as famílias das três vítimas de assassinato mortos por adolescente Cody Posey, ele iniciou um processo judicial 600 milhões dólares contra a Sony Entertainment, Take Two Interactive e Rockstar Games, os fabricantes de Grand Theft Auto: Vice City. A ação afirma que a violência do jogo de fantasia foi fundamental nas ações de Posey e acusa o adolescente de jogar o jogo "obsessivamente".

Posey tinha apenas 14 anos quando ele atirou em seu pai a madrasta e meia-irmã em julho de 2004, a Associated Press. Ele está agora sob a guarda do estado do Novo México até ele completar 21 anos. Na época do julgamento, o advogado Posey está caracterizado-o como um jovem que havia sido abusada por seu pai durante anos.

"Mas para uso Posey destes produtos ... ele não teria matado", diz a ação.

Breve Thompson argumenta que o jogo ensinou Posey "como para apontar e disparar uma arma de forma torná-lo um assassino extremamente eficaz sem ensinar-lhe qualquer das restrições ou responsabilidades necessárias para inibir tal capacidade de matar."

Os criadores de Grand Theft Auto discordar.

"Acreditamos que a ação é sem mérito e vamos defender fortemente a empresa," Take-Two porta-voz Jim Ankner disse à Associated Press.

Esta não é a primeira ação em que Thompson tem atacado Sony, Take Two e Rockstar. Ele também foi o advogado que representa clientes em um caso de 2005 no Alabama, onde Devin Moore, agora no corredor da morte, foi condenado por matar dois policiais e um despachante policial. Moore foi dito ser um jogador regular do jogo Grand Theft Auto. Nesse caso, também procurou um julgamento $ 600 milhões. O juiz James Moore Thompson removido do caso Alabama citando o uso de comunicados de imprensa e outros meios para influenciar a opinião pública, prejudicando o caso

Em 2003, Thompson também tinha ido depois de as três empresas e incluiu Wal-Mart na culpabilidade para a venda de Grand Theft Auto, depois de dois meio-irmãos tinham se confessou culpado de assassinato, descuido e assalto.

Nos três casos, Thompson alegou que os criadores da série Grand Theft Auto deveria ter tido conhecimento de que os jogos que caracterizam violência gráfica, o assassinato de policiais e de conteúdo sexual, pode causar violência na adolescência.

"A Associação Americana de Psicologia em agosto de 2005 emitiu um relatório do blockbuster que diz que existe um nexo de causalidade directa entre o jogo interativo de jogos violentos e de violência do mundo real em adolescentes e adolescentes", disse Thompson em entrevista no início deste ano.

Thompson foi colorida em sua caracterização do sector do jogo, indo tão longe como acusar Sony Entertainment de criação de um segundo "Pearl Harbor", através da fabricação e distribuição de jogos de vídeo violentos. Thompson foi citado num artigo do Denver Post, onde ele debateu que os videogames estavam protegidos pela primeira emenda.

"Simuladores de assassinato não estão protegidos constitucionalmente discurso", disse o Post. "Eles não são mesmo discurso. Eles são perigosos aparelhos físicos que ensinar uma criança como matar de forma eficiente e amá-la."

Até à data, no entanto, Thompson tem sido manifestamente mal sucedido na prossecução deste ângulo em jogos de vídeo. Embora ele tentou ajudar em diversas ações e propuseram ações judiciais em nome dos clientes, tais como Verlin Posey, seu entusiasmo pela causa é muitas vezes ofuscada por seus circo-como performances que ainda têm para impressionar juiz ou júri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário