segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Que a cerveja pode encolher seu cérebro!


Por Anastacia Mott Austin

Depois de anos de estudos touting os benefícios coração-saudáveis ​​de consumo moderado de bebidas alcoólicas, a nova pesquisa pode dar pausa beberrões.

Os autores do novo estudo, publicado na edição deste mês do Archives of Neurology, descobriram que até mesmo os bebedores moderados apresentaram menor porte do que os cérebros de não-bebedores.

Carol Ann Paul, professor de neurociência na Universidade de Wellesley, e seus colegas examinaram os cérebros de 1.839 pessoas saudáveis ​​que haviam sido submetidos a ressonância magnética (RM) de seus cérebros, como parte do Framingham Offspring Study, um estudo ao longo da vida da saúde do coração de seus súditos. Os sujeitos auto-relatado a quantidade de álcool que consumiu em uma base regular, e os cientistas compararam os volumes de cérebro.

O estudo concluiu que a uma mais álcool regularmente consumido, o volume menor do cérebro era. Abstêmios foram definidos como aqueles que não beber álcool em tudo, bebedores leves consumidos 1-7 drinques por semana, os bebedores moderados 8-14 por semana, e bebedores pesados ​​foram definidos como aqueles que bebiam mais de 14 drinques por semana.

Paulo e seus co-autores começaram sua pesquisa na esperança de encontrar a luz para moderar os níveis de embebição teria um efeito protetor sobre o volume do cérebro. Em vez disso, eles descobriram o contrário. Paulo disse a repórteres: "Na verdade, qualquer nível de consumo de álcool resultou em um declínio no volume cerebral."

Aqueles que completamente se abstinha de álcool teve volumes superiores do cérebro do que qualquer outro grupo. Mesmo os bebedores leves tinham cérebros que eram ligeiramente menores do que os abstêmios.

O estudo também observou que os cérebros das mulheres eram muito mais afetado pelo consumo de álcool do que os cérebros dos homens. Mais homens do estudo admitiram ser os bebedores pesados, mas as diferenças no volume cerebral entre os grupos foi mais acentuada entre as mulheres.

Isto é provavelmente porque as mulheres são geralmente menores em tamanho do que os homens, e metabolizam o álcool mais rapidamente por causa de sua maior porcentagem de gordura corporal relativa.

Então, o que, você pode slur, pode na mão. Quem quer ter um cérebro maior que isso signifique não beber em tudo? Você pode ter um ponto, dizem os pesquisadores.

"Estamos falando de diferenças muito pequenas aqui", disse Dr. James Garbutt, professor de psiquiatria na Universidade de Chapel Hill na Carolina do Norte. "Nós não estamos vendo 10-20 encolhimento por cento."

Na verdade, havia apenas um encolhimento de 1,5 por cento em volume cerebral entre os abstêmios e bebedores mais pesados.

Ainda assim, os resultados do estudo são dignos de nota, especialmente uma vez que mesmo o mais leve de entregar-se claramente afeta o volume do cérebro.

"Nós sempre soubemos que o álcool em doses maiores resultados em encolhimento do cérebro e déficit cognitivo", diz o Dr. Petros Levounis, MD, do Instituto de Nova York Addiction no Hospital São Lucas (que não era um co-autor do estudo) . "O que é novo com este artigo é que ele mostra o cérebro diminuindo a baixas doses de álcool."

Nenhum comentário:

Postar um comentário